05 março 2015

DICAS PARA BLOGUEIRAS: Cinco erros que blogueiras iniciantes não devem cometer

Oi amores!! O post de hoje é mais um dá série "dicas para blogueiras" que venho fazendo por aqui, e que inclusive tive diversos comentários positivos de vocês, agradecendo por todas as dicas e passo à passo, quero que saibam que eu que agradeço a honra de poder compartilhar com vocês dicas que eu gostaria de ter tido no começo do meu blog. Separei cinco erros comuns que nós blogueiras cometemos quando estamos começando, e que acredite é super normal. Com o tempo vocês vão ter uma visão mais ampliada do que precisam ir melhorando.Toda blogueira seja ela qual for,começou do começo, e foi moldando o seu blog. Mas, se é possível evitar alguns e já começar bem, por que não né? Vamos lá!


O primeiro erro super comum e até inconsciente é sobre o layout, ou seja seu designer. Uma das coisas mais importantes para um blog é o seu layout. É como se fosse a roupa do seu blog, sabe? Deixe-me dar um exemplo: Sabe aquela história de que se você por muitos acessórios, cores, estampas o look pesa? A mesma coisa acontece com o blog! Não se pode por todas as suas cores preferidas, nem fazer um mix de texturas e fundos, sabe? O blog acaba pesando, e isso faz com que as pessoas não voltem ao seu blog. O ideal é que seu blog tenha uma visão limpa, afinal já terá todo o conteúdo que você vai por. Se você gosta de rosa, opte por uma cor mais neutra pra fazer duo com o rosa e quebrar o peso que poderia ter no blog. Já visitei blogs que tinha mais de quatros cores e não consegui ficar nele por mais de cinco minutos, lembre-se as vezes o menos é mais. 

O segundo erro é o formato do texto do post no blog. Quando for escrever um texto alinhe ele completo, ou seja além de alinhar, escolha uma fonte padrão, tamanho e cor para que fique uniforme e torne a leitura confortável para seu leitor. Eu prefiro alinhar ao centro, fonte Arial e tamanho normal, mas dai fica a seu critério. Outra dica bacana é que tenha o seu jeito de falar, que seja pessoal entre você e seus leitores, e sobretudo sem erros de português (leia e releia o post antes de liberar). 

O terceiro erro e confesso que nem sempre parte das blogueiras iniciantes é o plágio. Acredito que em qualquer ramo da sua vida o segredo do sucesso é a autenticidade. E não é diferente na blogosfera. Se você quer conseguir leitores fiéis e que gostem verdadeiramente do seu blog, dos seus post e de você tenha seu diferencial e não copie de ninguém. Sei que parece clichê, mas além de não te levar a lugar nenhum, o plágio é identificado e seu blog vai para as últimas páginas nas buscas como punição. Então meu conselho é não copie por hipótese nenhuma, seja autêntica e crie seu próprio conteúdo.


O quarto erro geralmente ultrapassa as blogueiras iniciantes. Frequência nos posts! Tudo bem que não é fácil gerar conteúdo de qualidade diariamente, afinal um post requer vários recursos como: tema, texto, fotos, divulgação. Há todo um empenho! Mas, por outro lado não é impossível, basta ter um planejamento do seu blog, se você não consegue postar todos os dias, poste dia sim, dia não. Mas o importante é manter o seu blog atualizado! Conheço blogueiras que tem mais de um ano de blog postam cinco vezes no mês e reclamam por não terem leitores fiéis. Os leitores serão assíduos se tiverem sempre conteúdos que os atraiam naquele blog, e cá entre nós é difícil se apegar a algo que vemos vez ou outra, né? Esteja sempre presente, que com o tempo você já fará parte da rotina do seu leitor!

E o quinto é a dimensão das fotos. Que inclusive se você voltar nos meus posts antigos verá que assim como você já fui iniciante cometi o mesmo erro e evolui com o tempo, é a questão da dimensão das fotos. Tente deixar suas fotos todas no mesmo tamanho, as redimensione pra ficar assim como texto um padrão organizado, limpo e que não pese na hora do leitor ler o seu post.

Bom, meus amores, espero que tenham gostado! Um super beijo e não deixem de curtir a página do blog no Facebook e seguir no Instagram, para que cada postagem cheguem até vocês. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário