19 maio 2015

DICAS PARA BLOGUEIRAS: Tudo sobre Mídia Kit

Oi amores! O post de hoje é mais um da série mais pedida por aqui, o "Dicas para blogueiras". Sempre peço sugestões a vocês em relação aos temas desse espaço aqui do blog, e o tema de hoje é para você que quer profissionalizar o seu blog, ou seja que quer levar o blog mais a sério, e fazer dele sua fonte de renda.



Bom, amores! O mídia kit é um arquivo disponibilizado por um site ou um blog, apresentando suas características, ou seja seus acessos, seu público alvo, estatísticas, enfim tudo que seja relevante para marca, empresa, saber sobre o seu blog. Um bom exemplo é quando você quer trabalhar em determinada empresa e envia seu currículo contando tudo sobre você, os cursos que já fez e etc. O mídia kit neste caso atua como o currículo do seu blog.

 
O mídia kit serve para você poder mostrar as características do seu blog,como suas estatísticas, seu posicionamento, suas justificativas de porque a empresa/marca deve anunciar no seu blog, uma breve história do seu blog, e obviamente sua tabela de valores, motivando o anunciante a contratar um espaço publicitário no seu blog. 

Sobretudo, é preciso ter personalidade e criatividade. Acho que esses dois pontos são primordiais. É importante você ter noção de que em todas as áreas da sua vida, você precisa ter um diferencial, porque é através desse diferencial que o anunciante vai te contratar. 

  • História do seu blog: Uma breve história sobre o seu blog, desde quando ele esta no ar, sobre o que trata, a que público seu blog é voltado.
  • Porque o anunciante deve anunciar no seu blog? 
  • Público alvo: O anunciante vai querer saber qual público seu blog atinge, ou seja, sexo, idade, dado demográficos, localização. As informações mais importantes para os anunciantes é se o seu público contém uma renda fixa, se costumam comprar pela internet, que tipo de produtos consomem. Porque é através dessas informações que os anunciantes vão definir se a parceria vale a pena ou não. Afinal a parceria tem que ser boa para ambos os lados.
  • Posicionamento: É importante para o anunciante saber sobre o que seu blog trata. Parece uma simples informação mas é primordial na hora de apresentar seu mídia kit, afinal é interessante para o anunciante compreender os temas que você aborda, do que você costuma falar, os seus objetivos.
  • Estatísticas: Os anunciantes querem saber exatamente que público você está alcançando, ou seja que tipo de pessoas visitam seu blog, por isso, é essencial fornecer estatísticas reais de tráfego do seu blog. Você pode conseguir essas informações através de ferramentas como o Google AnalyticsClicky e Quantcast.
Visita: Representa uma sessão individual iniciada por um visitante em um determinado site e expira dentro de 30 minutos. Se o usuário retornar ao site dentro desse período, ainda constará nos registros uma única visita.
Visitantes únicos (unique visitors): Indica o número de visitantes não duplicados (contados somente uma vez) no seu site durante um período específico.
Visualização de página (pageview): Representa uma página visualizada por um visitante em umsite. Sempre que uma página for carregada pelo navegador, será contado um pageview.x  
Taxa de rejeição (bounce rate): Representa o percentual de visitantes que chegou até o seu site, visualizou apenas uma página (chamada de “página de entrada”) e saiu dele, sem clicar em nenhuma outra página. Taxas inferiores a 65% são consideradas positivas, pois isso significa que os usuários estão interessados no seu conteúdo e estão buscando mais informações dentro do seu site.
Tempo de permanência: Indica o tempo gasto por um visitante em uma determinada página.

E é MUITO importante que você não dê informações falsas, alterando o número de acessos que você verdadeiramente tem. É primordial manter uma relação de honestidade com seus parceiros e leitores.
  • Mídias Sociais: Informe no Mídia Kit as redes sociais que seu blog participa,o número de seguidores e seu engajamento em cada uma delas.
  • Imprensa: Caso seu blog já tenha sido divulgado na imprensa, ou em algum meio de comunicação relevante, é bacana acrescentar essa informação ao seu mídia kit.
  • Espaço publicitário e preços: Um Mídia Kit deve citar quais são as opções de espaço publicitário ofertadas, quais os tamanhos disponíveis para os anúncios e as suas posições dentro do site. Não existe uma forma especifica de calcular os preços, mas vale a pena dá uma pesquisada para fazer uma media, mas lembre-se seja justo quanto ao valor cobrado. 
Banner: Anúncio gráfico que pode ser tanto uma imagem estática quanto animada e que geralmente possui um link para o site do anunciante. Geralmente, o custo de um banner é calculado por tempo de exibição (um mês, por exemplo), por cada mil impressões de página (CPM) ou por cada clique (CPC).
Post Patrocinado ou Publieditorial: A mensagem publicitária é vinculada como parte do conteúdo editorial do blog. Esse conteúdo pode ser enviado diretamente pelo anunciante ou escrito pelo próprio blogueiro, para se adaptar à linguagem do blog.x
É prática comum deixar claro para o leitores que aquele é um post patrocinado, mencionando a natureza publicitária dentro do próprio artigo ou criando uma categoria ou tag específica para postspagos. Recomenda-se que a temática do publieditorial tenha uma adequação natural com o blog, caso contrário, a publicação pode gerar desconfiança e desconforto para os leitores do blog.
Resenha Patrocinada: Segue os mesmos princípios do post patrocinado, só que nesse caso o blogueiro recebe para fazer uma resenha de determinado produto ou serviço. É de bom tom deixar claro para os anunciantes que não serão aceitos pagamentos por críticas exclusivamente positivas.
Mídias Sociais Patrocinadas: São mensagens publicitárias divulgadas para os seguidores do blog em suas Mídias Sociais. Aqui, a transparência também é levada em consideração e costuma-se identificar a postagem como propaganda através da hashtag #pb, #publi ou #ad.
Sorteios e Concursos: Para as marcas, sorteios e concursos são maneiras fáceis e baratas de divulgar seu nome e seus produtos para um novo público. Para os blogueiros, as recompensas podem vir na forma de maior audiência e maior número de seguidores em mídias sociais, aumentando sua credibilidade mediante futuros anunciantes.
  • Quem já anunciou: Os anunciantes vão querer saber quem já anunciou no seu blog.
Ufa! Então é isso, meus amores. O sucesso do mídia kit é a criatividade, personalidade, objetividade e a clareza. Seja objetivo, claro, honesto e sobretudo seja você. Espero que essa série esteja ajudando muitos de vocês. Faço com todo carinho do mundo (queria ter lido isso quando comecei). Se você é blogueira(o), caiu aqui de paraquedas e tem muitas dúvidas sobre essas coisas, já tem vários post sobre vários assuntos relacionados a blog, com várias dicas. Quer ver todos? Clica aqui!

Bom, meus amores! Espero que tenham gostado! Um super beijo pra vocês e não deixem de curtir a página do blog no Facebook e seguir no Instagram, para que cada postagem cheguem até vocês. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário